O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. Faltando pouco mais de um mês de preparação para os candidatos, a prova, cujos conteúdos básicos estão divididos em 5 partes (Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e Redação), exige dedicação aos estudos.
De acordo com especialistas, a prova de matemática, aplicada no segundo dia de exame, é recordista de erros entre os candidatos, embora trabalhe apenas os conteúdos de matemática.
- É uma prova cansativa. São 45 questões e o candidato não pode perder muito tempo. Ele tem, em média, três minutos para resolver cada questão. Ou seja, ele precisa de um bom treinamento. A dica principal para quem está se preparando para o exame é refazer as três últimas provas e cronometrar seu tempo – explica o professor de matemática do curso Progressão Autêntico, Bruno Aguiar.
Embora pareça difícil, a prova segue um modelo. As últimas edições do Enem cobraram principalmente matérias sobre geometria.
- De modo geral, geometria plana e espacial. De 45 questões, uma seria de analítica. Na geometria espacial, cobra-se principalmente o princípio de conservação e o princípio de comparação de volumes. Na plana, o princípio de conservação e o princípio de comparação de áreas.
Interdisciplinaridade não é tendência no Enem
A abordagem interdisciplinar, no entanto, pode ficar fora das preocupações dos candidatos. As questões de matemática do Enem não costumam estar associadas a outras disciplinas.
- A prova trabalha uma matemática contextualizada, mas de maneira diferente da Uerj, por exemplo. A Uerj se apoia sobre eixos interdisciplinares. Ou seja, associa matemática à outras disciplinas como física ou química. O Enem não segue essa linha. A prova desenvolve as questões aplicado ao dia a dia do candidato, a fatos relacionados à natureza, cuja aplicação envolva exclusivamente matemática – orienta Bruno.
Análise de gráficos é decisiva
Para quem se prepara para o Enem também é importante estar atento ao uso de elementos gráficos. No ano passado, entre as 180 perguntas usadas na avaliação dos candidatos, 40 apresentavam ferramentas como infográficos, quadrinhos, formas geométricas e tabelas para análise dos alunos.
- Os alunos tendem a ficar apavorados com gráficos. Mas, na maioria das vezes, as respostas estão no próprio gráfico. A orientação é que eles explorem ao máximo as informações apresentadas nos elementos gráficos.
Os candidatos podem se preparar para o Enem treinando com os simulados disponibilizados pelo VIDA DE CALOURO. Faça já o seu e avalie seu desempenho.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/educacao/vida-de-calouro/enem-2012-veja-dicas-para-matematica-6162894.html#ixzz27aRx13Ls
0 Response for the "Enem 2012: veja dicas para matemática"
Postar um comentário